Publicado por: giselepelisoli | 27/11/2009

Legalização no país

 

Quando você decide vir para Índia, o primeiro passo é conseguir o visto, certo? Tem uma parte do formulário que diz “Imigrantes que permanecerão no pais por mais de 3 meses devem se registrar na policia federal em no máximo 14 dias depois de sua chegada”. Quando você esta chegando no pais, ainda no avião os comissários de vôo te entregam um formulário de imigração para preencher que diz a mesma coisa no final. Dai você percebe que isso é realmente importante para eles, você não pode esquecer isso. Mas eu esqueci….
Eu estava com isso na cabeça no dia que eu cheguei, e falei para a pessoa que me buscou na rodoviária. Ele disse “Não se preocupe! Primeiro nos vamos te instalar, depois nos te levamos na policia para fazer o registro.” Então eu parei de me preocupar… Afinal, porque pensar no assunto se eles já tem tudo planejado? Big Mistake. O que acontece é o seguinte: duas semanas passam voando, e o pessoal estava em época de provas e também se esqueceu. Para falar a verdade, eu só fui me lembrar um dia antes. Era quase meia noite e liguei “Prateek, o meu prazo para o registro e amanhã!”. “não se preocupe, eu vou te levar amanha! Te busco na saída da escola” Resolvido? Nãaaaaaaaaaa!
Como Murphy sempre quer se mostrar presente, as coisas mais improváveis acontecem. Neste mesmo belo dia, ele sai de carro e sofre um acidente! Ele não morreu, não se preocupem, mas se machucou feio… E obviamente não me levou para fazer o registro. E lá estava eu, oficialmente ilegal no pais!
O que fazer, o que fazer? Durante dois dias fiquei ligando para outros contatos que me levaram pra cima e pra baixo nos primeiros dias. Eu realmente estava nervosa com a situação, pois eu estava ilegal no país e sabia que ia ter alguma penalidade. O pessoal dizia, “Não te preocupa, vamos te levar hoje, não vai acontecer nada!” E terminava o dia e eu não tinha o meu registro ainda….
Eu parei de ligar, pensando “Um dia eles vão se dar conta! Quando eles tiverem tempo vão me ligar, é responsabilidade deles né? Eles fazem isso para tantos trainees…” Big mistake, again! O tempo passou, passou, passou… e hoje já estou na India há 7 meses, sem registro. Dai chega um ponto que eu cansei também né? Liguei para o infeliz
– Prateek, e o meu registro?
– Vou fazer essa semana!
Na semana seguinte
– Prateek, e o meu registro?
– Vou fazer essa semana!
– Isso você já disse na semana passada! Se você não quer fazer o meu registro me devolve a droga dos meus documentos que eu vou fazer sozinha!!!
E 2 semanas depois (essa segunda feira) ele me devolveu os documentos e eu fui na polícia me registrar (ontem)
Cheguei lá, paguei uma multa pelo atraso preenchi uns formulários e entrei na fila para ser atendida. O cara suuuper simpático (percebam a minha ironia!) olhou o meu passaporte e disse
– Você está atrasada.
– Sim, eu sei, é por isso que eu paguei essa taxa.
– Mas você está muito atrasada. Isso é uma infração muito grave, e eu não posso fazer o teu registro.
– Tá, então o que eu faço?
– Você vai ter que voltar!
– Mas eu tenho um contrato eu não posso voltar agora.
– É uma infração muito grave!
– Não tem nada que eu possa fazer?
– Hum… Se você que mesmo ficar vai ter que ir para Délhi e conseguir uma carta do ministro de Home affair.
E me despachou…. Eu mais nervosa e perdida impossível né? Como assim vou ter que voltar, falar com o ministro, como?
Esperei ele atender mais umas pessoas e falei ele de novo, para entender direito o que eu precisava. Ele me olhou de cara feia, pegou meus papéis de novo, deu uma olhada… Não sei se ele se interessou porque eu demonstrei estar querendo fazer tudo certinho ou se foi o nome da minha escola que pesou (porque é um grupo grande aqui), mas ele respirou fundo e finalmente disse
– Eu vou deixar passar dessa vez, mas você não pode contar tanto assim com a sorte!
E foi a minha vez de respirar fundo…. Vocês não tem noção do medo que eu passei, mas no final deu tudo certo. Mas fica a lição: Se voce quer alguma coisa, tem que fazer voce mesma! Não dá para confiar na AIESEC de Chandigarh.

 

Deixe um comentário

Categorias

