Publicado por: giselepelisoli | 19/11/2009

Diwali

Dia 17 de Outubro (sim, faz tempo!) nós celebramos o Diwali na Índia. Quem viu a novela talvez lembre, é o festival das luzes… Esse festival é diretamente ligado a outro que ocorreu uma semana antes, Dussera (ja falei no blog) Para quem não lembra do Diwali, ou Deepawali, eis a história:

Ha muito, muito tempo atrás, Lord Ram (ou Rama), herdeiro do reino de Ayodhia, por intriga da madrasta, é exilado por 14, passando esse tempo numa floresta, ele, seu irmão e a sua esposa Sita. Durante esse período, o demônio Ravana sequestrou Sita, e obviamente Ram foi atrás para resgatá-la. Como toda história tem sempre final feliz, Ram derrotou Ravana (motivo de celebrar Dussera) e pode finalmente voltar para casa. Dizem que o povo, muito feliz com a volta de Ram, acendeu luzes para mostrar o caminho de volta.

Então, ainda hoje para lembrar essa data importante, se acende velas e/ou diyas (especie de lâmpada das antigas) para comemorar a vitória do bem sobre o mal (Ram e Ravana) e para iluminar o caminho de Ram.

Dêem uma olhada nesse video:

Só um comentário de algo que eu acho engraçado… Todo mundo sabe que a religião hindu tem um número enorme de deuses… Mas a maioria deles foram realmente pessoas, (está na história deles, eles podem inclusive de dar as datas com precisão) mas são adorados como Deuses… Lord Ram é considerado uma das reencarnações de Vishnu (um dos deuses mais importantes). Sita é considerada uma das Reencarnações da deusa Lakshmi, deusa da Riqueza. E como sempre a história é contada pelo lado de quem vence, Ravana, que era o Rei do Sri Lanka, não é considerado Deus, é demônio…

Pois então, voltando… O festival é realmente grande aqui…

Algumas semanas antes, o pessoal decora a sua casa com luzes… fica um clima que para mim lembra muito o Natal…

Casa decorada para o Diwali

No dia propriamente, as pessoas acendem fogos de artifício e cultuam os Deuses Ganesha e Lakshmi. Lakshmi porque ela está na história, e Ganesha era seu marido e segundo os hindus, deve ser sempre o primeiro entre os Deuses a ser mencionado em qualquer cerimônia. Eu celebrei a ocasião na casa da minha chefe, Priya. Teve jantar, teve pooja (é assim que eles chamam a cerimônia em que eles cultuam os deuses) e depois acendemos velas no terraço e ficamos olhando os fogos. Eu não tenho foto nenhuma disso tudo, porque pediram, disseram ser uma questão de respeito…

Mas em casa, vim fazer o que aprendi e dai tem foto…. Espalhei velas pela casa, uma necessariamente deve estar na porta de entrada (que não se deve trancar nesse dia) para convidar  Lakshmi a entrar. Também é importante uma em cada quarto…

Velas até o quarto...

Na janela...

Velas para Ganesha

Ah, esse foi o meu Diwali, bem calminho…. Mas tem uma coisa que eu sei que eles fazem nesse dia, mas não teve na minha casa: o Rangoli. Isso é um desenho que eles fazem no chão das casas, com areia colorida…. Bem difícil de fazer e bem fácil de estragar…. mas lindo!

Mulheres fazendo Rangoli

E por hora, é isso que posso dizer sobre o Diwali…. beijos!

Responses

  1. Olá!
    Sou editora de um portal de blogs e queria te fazer um convite.
    Se interessar, me escreva: gisela.garcia@gmail.com
    Abraço!

  2. Gi, que saudades.
    Menina, olha o perigo de queimar aquela cortina. heheh
    Quando tu volta? Em abril? Ja tem alguma data definida?
    Me formo no proximo semestre, espero que tu esteja aqui.
    Bisous, te adoro.
    😉

    • Amada!!!
      Meus planos é retornar em Abril, maio…. vou estar ai sim, mas nãao nos formamos juntas….
      beijos!


Deixe um comentário

Categorias

