Publicado por: giselepelisoli | 15/10/2009

Karva Chauth

Dia 7 de Outubro aconteceu o Karva Chauth. Karwa significa pote de barro e chauth significa quarta noite após a lua cheia. Esse eh um dos festivais hindus que é considerado uma espécie de dia dos namorados, pois o ritual é para demonstrar amor e devoção ao parceiro. Na tradição, as mulheres passam um dia em jejum completo (sem alimentos, e sem agua também), das 5 da manha ate as 9:30 da noite, para que seus maridos tenham uma vida longa. Esse festival, que eh típico do norte da Índia, troca o dia todos os anos, por ser baseado no calendário lunar (uma coisa mais ou menos que nem a Pascoa para nós).

As mulheres devem acordar as 4 horas da manhã, fazer uma puja (oração em respeito) para a Lua. Na puja deste festival em especifico as mulheres da casa se reúnem, vestidas de vermelho e carregando uma thali (bandeja de prata) com um recipiente contendo agua, grãos e uma imagem da Deusa Parvati. Elas fazem então as suas preces (abaixo), enquanto trocam as bandejas.

Veero Kudiye Karwada,

Sarv Suhagan Karwada,

Aye Katti Naya Teri Naa,

Kumbh Chrakhra Feri Naa,

Aar Pair payeen Naa,

Ruthda maniyen Naa,

Suthra Jagayeen Naa,

Ve Veero Kuriye Karwara,

Ve Sarv Suhagan Karwara……. (6 vezes)

 

Veero Kudiye Karwada,

Sarv Suhagan Karwada,

Aye Katti Naya Teri Nee,

Kumbh Chrakhra Feri Bhee,

Aar Pair payeen Bhee,

Ruthda maniyen Bhee,

Suthra Jagayeen Bhee,

Ve Veero Kuriye Karwara,

Ve Sarv Suhagan Karwara…….

 

Feito isso, elas podem comer o Sargi, a refeição que geralmente tem frutas, doces e leite. A partir das 5 horas não devem ingerir mais nada, até que vejam a lua no céu novamente (o parte mais esperada do dia!). Nesse momento, elas fazem mais uma puja, oferecem agua para a Lua, devem olhar a lua refletida na agua, enxergar também o seu marido pelo reflexo da agua e só então podem beber. A comida, somente quando o marido oferecer. Durante o dia elas devem estar com roupas típicas (o sari ou o suit), usam o bindi (terceiro olho), pulseiras e elas fazem  mehendi (aquelas tatuagens de henna nas mãos).

Essa tradição é baseada na historia de Savitri e Satyavan. Dizem que quando o Lord Yamaraj veio buscar a vida de Satyavan, sua esposa Savitri desesperadamente implorou pela vida de seu marido, mas Yamraj se recusou a poupa-lo. Então Savitri iniciou um rigoroso jejum e prometeu não comer nem beber nada até que Yamraj lhe concedesse o que ela pedia. Yamaraj ficou comovido com a dedicação e devoção de Savitri e ressuscitou Satyavan, o marido. Desde então, as mulheres praticam esse jejum pela vida longa de seus amados.

Hoje em dia não são todas as mulheres que fazem isso, mas é considerado uma atitude muito legal, o pessoal admira quem faz. Eu vi inclusive casos em que as mulheres faziam isso pelos namorados. E eu achei muito fofo quando eu escutei um menino falando que estava cumprindo esse ritual também. Ele disse que se a namorada podia fazer isso por ele, ele podia também fazer pela namorada.

E gente, eu estou na Índia para vivenciar a cultura ne? E eu fiz isso!!! Sim, eu não sou casada, mas fiz pela longa vida do meu futuro marido… as minhas colegas de trabalho me disseram que por causa disso eu vou conseguir um marido que me amar’a muito! Vou dizer que eh muito difícil. A fome você esquece depois de algumas horas, mas a sede eh brabo! Passei mole o dia inteiro, com a pressão querendo baixar, mas resisti bravamente! Vocês tinham que ter me visto, eu de sari, bindi, pulseiras e mehendi que eu mesma fiz! Infelizmente eu me esqueci de tirar fotos (eu sei, foi mal gente!!!)

Lembrando que isso foi feito em casa! As meninas da minha casa se juntaram e compraram a henna, que vem num sache que parece aqueles para decorar bolos. Dai depois disso foi desenho a mão livre… fiz nos meus pés, numa parte da minha mão esquerda, e nas mãos e pés de duas meninas da minha casa. Elas fizeram para mim a minha mão direita e grande parte da esquerda

Anúncios

Responses

  1. Oi, Gi! Sou gaúcha tbm e estou indo fazer um curso de ayurveda no sul da Índia em janeiro. Adorei seu blog!!!! Vc pode me ajudar com algumas dicas, do tipo: roupas que devo levar, quanto custa comprar roupas ali, quanto custa comer, clima, essas coisas??? brigadããão, bjs

    • Oi Carina!
      Fico feliz que voce gostou do blog. Quanto as dicas, nao posso te dizer coisas muito precisa. Aqui na India muda de estado e ja muda o cenario: paisagem, clima e inclusive a lingua! Assim, eu sei duas coisas: no Sul eh verao o ano inteiro, e la eh muito conservador se voce nao estiver em uma metropole como Mumbai. Entao, leva roupas de verao, mas que nao tenha decote e nem mostre os ombros. As partes de baixo devem sempre cobrir o joelho. E se vc for sair sozinha, evite tambem roupas justas (esse conselho serve para o norte tambem, e aqui nao eh tao conservador). Nao beba agua da torneira de jeito nenhum (nem o pessoal daqui bebe, soh os slums). Os precos nao posso te dar certeza, porque sei que vai variar, mas em geral tudo eh barato aqui, se voce estiver com uma moeda fora. Um real da mais ou menos 20, 25 rupees. Vale a pena nao encher a mala e comprar coisas aqui, ateh pq vc vai ter certeza que sao coisas apropriadas… Para qual cidade vc esta indo? Se vc quiser, tenho um contato em Chennai… bjs!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: