Publicado por: giselepelisoli | 28/09/2009

Navarathri e Dussehra

Gente, hoje (28 de Setembro) foi Dussehra, um dos muitos festivais hindus da Índia.
O significado em sânscrito (todos os dialetos da índia se originaram do sânscrito e do Urdu) de Dussehra significa 10 dias. Isso porque é o dia apos o termino do Navarathri (que por sua vez significa 9 dias), que acontece no inicio do outono, segundo o calendário lunar hindu (por isso a data troca todo ano). Durante o Navarathri é tempo de adorar a divindade feminina, em geral na forma da Deusa Durga. A forma de fazer isso muda de região para região. Onde eu estou eles rezam todos os dias às 19 horas e é feito uma espécie de jejum que eles chamam de fast, e eles só podem comer frutas e batatas.
No décimo dia então eles podem voltar a comer normal, em geral é feito um grande almoço. Mas Dussehra não é somente sobre voltar a ter uma alimentação normal: é a comemoração da vitoria do bem sobre o mal. Dizem que foi nessa ocasião que a deusa Durga derrotou o demônio búfalo, Mahishasura. Também nesse dia é comemorado uma das vitorias do Lord Rama, em escala bem maior, diga-se de passagem.
Segundo a mitologia hindu, Ravana, o rei do Sri Lanka que era um demônio de 10 cabeças havia raptado a esposa do Lord Rama. Rama obviamente foi atrás de sua amada e matou Ravana. Para lembrar a ocasião, o povo se junta em praças para queimar Ravana, seu filho Meghnadh e seu irmão Kumbhakarna. Nessa ocasião as pessoas devem também queimar os sentimentos e espíritos ruins que habitam nelas.
Bom, junta muita gente para ver o espetáculo…. Eles fazem toda uma narração, acredito eu para encenar o episodio do Lord Rama, que obviamente eu não entendi por ser em hindi.

Ravana, o demonio de 10 cabeças, seu irmão e seu filho

Ravana, o demonio de 10 cabeças, seu irmão e seu filho

A multidao que veio ver o festival

A multidao que veio ver o festival

Anyway, a narração vai passando ate que se escuta uma risada maquiavélica e o castelo começa a pegar fogo. Faz o maior barulho, porque o negocio está cheio de fogos de artifício. Depois segue um show de fogos e um dos bonecos também é queimado. Essa é a seqüência até todos os bonecos serem queimados, ficando por ultimo o demônio malvado de 10 cabeças….

101_1014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: