Publicado por: giselepelisoli | 01/09/2009

Srinagar

E ai gente querida?

Continuando com a minha viagem…
A próxima parada, como vocęs já sabem, foi Srinagar. E antes de apresentar a cidade, deixa contar uma curiosidade para vocęs… Estávamos la, faceiras e empolgadas dentro do ônibus, porque vimos uma placa na estrada indicando que faltava só 30 km para chegar… Entăo, năo é que o ônibus para? Năo por acidente nem nada assim… Aposto que ninguém adivinha o motivo! Era de noite, e se nos seguíssemos viagem íamos chegar a 1 da manha, e seria difícil encontrar hotel. Entăo o ônibus parou em um restaurante, e estacionou para o pessoal dormir até as 7 da manha. Detalhe, era ônibus comum, năo tinha como realmente dormir… Mas só as 7 horas que ele continuou viagem, chegando ao destino as 9 horas. Tem coisas que só tem uma coisa a dizer: Incredible Índia!!!!
Voltando para o ponto desse post: Srinagar. Essa cidade é a capital do estado Caxemira, e tem vários pontinhos famosos, mas diria que o principal săo as houseboats.
Houseboats? Sim, uma casa barco… Uma năo varias! A cidade tem um lago bem grande, e boa parte da cidade – pelo menos a mais turística – esta nele: casas, lojas, jardins… Me contaram que tudo começou na época dos ingleses. Eles disseram “construam barcos em que possamos morar”. E assim foi feito… e hoje, isso da o maior charme ao Dal Lake e a cidade fica com um ar meio de Veneza
Entăo, eu que năo sou boba nem nada, fiquei hospedada numa houseboat. Foi muito, muito bom… A casa que eu escolhi, o Yellow Submarine, era bem simples, mas muito aconchegante, e a família que era proprietária era muito acolhedora. Acho que dei muita sorte com isso. Ate porque eu cheguei la doente, e eles foram muito queridos e cuidaram de mim! Levavam chá, bolsa de água quente, ficavam controlando para ver se năo tinha febre. Olha, tudo de bom… E no final, acho que eles gostaram de mim também… Quando eu estava indo embora, perguntei o quanto eu devia. E me responderam “Querida, vocę é como se fosse minha irmă, năo posso cobrar de vocę. Pague o quanto quiser”

Houseboats

Houseboats

Primeira visao de Srinagar

Bom… Chegamos la e estava beeeem frio… Fomos para a houseboat, e nos receberam com Kashmiri tea – me apaixonei!!! Chá verde, açafrăo, canela e cardamomo.
Magda e eu, tomando Kashmiri tea

Magda e eu, tomando Kashmiri tea

Bom depois disso o dia começou a ficar ruim. Aparentemente o meu corpo năo esta acostumado com a altitude e eu passei mal… Dores de cabeça, vomito, diarréia…năo foi legal! No dia seguinte eu estava melhor, e resolvemos passear… Pegamos um ônibus ate uma mesquita, a Hazratbal Mosque que fica na beira do Dal Lake. A parte de fora é linda, mas dentro é simples… é só uma sala ampla, sem nada dentro. O que achei interessante é que as mulheres e os homens tem lugar separado para rezar… Imagina se mistura (oh meu deus!!!) Anyway… para continuar decidimos pegar um Shikara (um barquinho tipo canoa) para continuar o dia pelo lago. Mas 2 minutos depois que entramos no Shikara começou a chover… e choveu forte!!! E năo parava de jeito nenhum… Entăo voltamos, descemos e pegamos um ônibus de volta para a houseboat…

Mesquita!!!!

Mesquita!!!!

Para o terceiro dia, tínhamos resolvido ir visitar uma cidade perto – Sonmarg. Levantamos cedo, fomos até a rodoviária e pegamos o ônibus. O ônibus saiu, viajou umas duas horas e voltou! A estrada estava bloqueada por uma avalanche de pedras, e talvez no dia seguinte pudéssemos tentar de novo… Ninguém merece!!! Voltamos para a houseboat e a tarde fomos fazer um passeio de Shikara com um guia… Bem tranqüilo, relaxante… especialmente porque a gente pode ir quase deitada no barco…

Shikara boats no Dal Lake

Shikara boats no Dal Lake

Demos voltas pela cidade antiga (nem tăo velha, mas esse é o nome) para ver os prédios, em seguida Visitamos o Nehru Park, um jardim que era uma ilha (fora isso năo tinha nada de especial), uma casa que vende mel e uma empresa de artesanato que fazia itens em papel macher e tapetes.

Old City

Old City

Na casa que vende mel, que eles chamaram de Honey Factory, fomos recebidas por uma senhora que era uma figura!!! Ela falou um pouco sobre o trabalho dela e explicou os usos para o mel… Segundo ela vocę pode aplicar o mel no rosto e funciona como hidratante, e também pode colocar nos olhos que vai fazer bem… Eu năo me arrisco a tanto… Prefiro continuar com o uso tradicional do mel – comer!!! E ai, segundo a nossa ilustre anfitriă, cada tipo de mel faz bem para alguma coisa. Tem mel que faz bem para o coraçăo, tem mel que faz bem para o fígado… E o mais interessante era o mel de OPIO, que seria para uma vida feliz…
No lugar dos artesanatos eles nos mostraram como era feito – tudo a măo (obvio né, artesanato), com o maior cuidado. Um tapete leva 6 meses para ficar pronto. Claro, muito lindo, mas obviamente tudo muito caro!!! Ok, talvez se comparasse com o Brasil năo fosse tanto, mas para quem ganha em rupias…

Tapetes e papel macher

Tapetes e papel macher

 

Isso eh tudo papel macher

Bom, o texto já esta longo, entăo continuo no próximo post…

Responses

  1. Olá! Achei seu blog porque também estou indo a Srinagar. Como foi sua experiência por lá? Por ser uma zona de conflito fiquei querendo saber da sua experiência.

    Obrigada!

    Bjs

    Juliana

  2. Oi Ju!
    Quanto a questao do conflito, pode ficar tranquila! Eu fui e voltei numa boa, e tenho varios amigos estrangeiros que estao aqui e fizeram o mesmo trajeto, tambem sem problemas!
    Obvio que voce vai ver uma presenca militar bem forte, e quase todos os lugares que voce vai tem que passar por revista (que para evitar reclamacoes femininas, eh feita por mulheres, sempre atras de um biombo para ninguem ficar olhando).
    Ah, e evite o mercado nas sextas feiras… Esse eh o dia de protestos, e ai pode dar confusao…
    espero ter ajudado!
    bjs!


Deixe um comentário

Categorias

