Publicado por: giselepelisoli | 06/07/2009

Amritsar

Gente querida, estou de volta! Tive ferias maravilhosas, e tenho muitas historias para contar… mas vamos por partes. Nesse post vou contar sobre a primeira parada do meu roteiro: Amritsar.

Essa cidade tem basicamente uma coisa para ver: o Golden Temple.O templo, que eh uma Gurdwara (templo da religião Sikh – aquela que os homens usam turbante), eh o local mais sagrado para essa religião e portanto, ponto de peregrinação. Diariamente, não importa o dia da semana, o local recebe milhares de pessoas.  Em uma bela quinta feira eu cheguei la, junto com a minha amiga da Polônia, Magda.
Para chegar no Golden Temple você tem que caminhar, porque não eh permitido o acesso de carros ou auto-rickshaws perto do templo – para não perturbar a paz…. A entrada eh pelo Marble Temple…. Uma construção que circunda todo o Golden Temple.
Marble Temple

Marble Temple

Ao passar pela porta do Marble Temple você deve cobrir a sua cabeça – não importa se mostrar um pouco de cabelo, mas cobrir a cabeça eh um sinal de respeito a Deus, homens e mulheres fazem isso. Logo em seguida você encontra lugar para guardar sua mochila e seus sapato. Então você pode seguir em direcao a uma das quatro portas de acesso ao golden temple. Ao lado tem uma pia para você lavar as mãos, e na porta uma espécie de ‘piscina’ rasa, que você eh obrigado a pisar ao entrar, para lavar os pés. Depois você deve se abaixar e tocar o chão, e pode entrar.
Você caminha um pouco e consegue avistar o templo, todo dourado, no meio de um lago artificial. Uma ponte conecta o marble temple ao golden temple.
Golden temple

Golden temple

O lugar eh realmente lindo, e traz uma sensação de paz – o tempo todo você escuta o som de mantras cantados ao vivo pelos gurus do templo. As fotos que posso mostrar para vocês são todas a distancia, porque depois que você entra na ponte, não pode mais tirar fotos. Isso eh realmente uma pena, porque o templo eh lindo, cheio de detalhes entalhados…. Mas, fazer o que, a gente respeita!
No caminho para a ponte você vai ver varias pessoas se banhando na agua que circunda o templo – eh para ser agua sagrada! Mas apenas os homens fazem isso…. eles tiram a roupa e entram de cueca,… As mulheres no máximo lavam os pés (imagina se mulher vai tirar roupa na Índia!!!)….
100_7891
Bom, voce segue seu caminho e entra na fila para a ponte. Uma multidao esperando pacientemente
100_7897
No final da ponte, a entrada do templo, novamente você deve se abaixar e tocar o chão. Você entra e encontra no centro da sala uma espécie de altar, com o livro sagrado no meio. você deve caminhar ateh la, se ajoelhar e tocar a testa no chão, fazer uma breve oracao, e seguir para dar espaço para outra pessoa fazer o mesmo…. nos cantos da sala você pode se sentar e rezar mais se quiser, ou seguir o caminho e ver o segundo andar do templo, que tem mais espaço para sentar e rezar. Mais um lance de escada tem o ‘terraço’ do templo, que você pode olhar a vista (as pessoas tomando banho e esperando na fila 😛 ) e ver de perto a cúpula do tempo, com o formato da flor de lótus, que dizem ter sido feita com 750 quilos de puro ouro. Mas você faz isso muito rápido, porque o chão eh de mármore, e queima seus pés!!!!
Bom, depois, descendo todas as escadas, no caminho da saída você encontra um acesso ao lago, que você pode alimentar os peixes sagrados (carpas cor-de-laranja) e/ou beber a agua sagrada (aquela mesma que o pessoal toma banho). Vi a maioria das pessoas fazendo os dois….
Peixes Sagrados

Peixes Sagrados

Anyway, você segue seu caminho, passa pela ponte de novo e no final da ponte você ganha um doce. Depois disso você pode fazer o que quiser… hehehe Magda e eu resolvemos ir para Attari, local em que você encontra a Whaga Border, o único local terrestre em que você pode atravessar da Índia para o Paquistao (o resto, eh zona de guerra!). As seis horas tem uma cerimonia interessante, em que as bandeiras são recolhidas e os portões são fechados. Eu cheguei lah muito cedo… o meu guia dizia que os portões fechavam as 4 horas (esse eh o horário que você não pode mais atravessar a fronteira), mas a cerimonia era as 6…. esperamos 2 horas no calor, debaixo do sol escaldante. tao escaldante que você não conseguia sentar na pedra – ela te queimava. Eu sentei em cima do meu guia (livro gente, nao pensem besteira!)…. Antes de começar a cerimonia, você podia ver algumas pessoas correndo com a bandeira da Índia, um pouco depois começaram a tocar musica, e as crianças e as mulheres iam dançar… Uma verdadeira festa para os indianos….
Wagah Border, esperando a cerimonia

Wagah Border, esperando a cerimonia

Finalmente a cerimonia…. bom, descrever não tem graça…. Os soldados marcham, chutam para o alto, mostram as armas…. I know, sounds boring!!! Mas ver eh divertido, então, video! Esse não eh de minha autoria (eu estava muito longe para fazer um bom video…), mas a BBC fez um bom resumo…. Check it out!
 
Depois da cerimonia, voltamos para Amritsar, passar a noite no Golden Temple. Eu achei o templo ainda mais bonito a noite do que de dia….
O templo a noite, visto do local onde dormi

O templo a noite, visto do local onde dormi

E por ter um melhor volume de gente você conseguia escutar melhor a musica….O sistema que o templo funciona eh bem interessante…. Eles realmente não discriminam por religião. O livro deles diz que todos somos iguais perante Deus… Eles proporcionam agua, comida, lugar para guardar as coisas e locar para dormir, tudo de graça, sem perguntas. Uma vez dentro do templo, todos são tratados iguais, não importa de onde vieram ou quanto dinheiro tem. Todos sentam no cham, bebem a mesma agua, comem a mesma comida…. E o local funciona totalmente a base de doacoes, e as pessoas que guardam as portas, que trabalham no guarda volume, servindo comida, todas são voluntarias. Você pode voluntariar pelo tempo que quiser e puder…. Se disser… eu quero voluntariar lavando louca por 2 horas, você eh bem vindo. Se não, quiser, sem problemas…. Ninguém eh forcado nem coagido a ser voluntario nem a fazer doacoes…
Voluntarias

Voluntarias

Continuando, passamos a noite no templo… na parte do marble temple, dormindo no chão… Ateh umas 4:30 da manha, quando os guardas te acordam, porque eh o horário da limpeza do chão. Mas você pode voltar a dormir depois…. 🙂 Quando amanheceu, eu e Magda decidimos seguir adiante ate…. Aguarde o próximo post!
Anúncios

Responses

  1. Ai Giiii
    Que saudades!
    Quase liguei para os teus pais estes dias para saber notícias tuas, mas achei que ia passar por louca hehehe
    Espero te encontrar novamente no msn, ou vou te escrever um super e-mail (com assuntos impublicaveis em um blog…hehehe)
    Bisous

  2. Que lindo esse templo, Gi!!
    Tu tb tem estacao da chuva na tua cidade? Minha amiga de Mumbai disse que nessa época chove demais por la!
    Eu já to quase voltando pro brasil …. :(((( passou tao rapido!!!
    beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: