Publicado por: giselepelisoli | 18/05/2009

Chandigarh

Vamos falar um pouco sobre a minha cidade… Todos aqui sabem que ela é bem particular… Foi a primeira cidade planejada da Índia, foi construída para ser a capital de dois estados daqui (um esquema tipo Brasília). Em função disso ela é bem organizada, uma coisa que todos comentam por aqui… que todos os outros lugares na Índia são bem caóticos, mas aqui é tranquilo… O planejamento da cidade incluiu diversos parques e áreas verdes, e não é permitido construir prédios com mais de três andares… Isso gera aquele ar de cidade pequena, tranquila… Outra coisa legal é que a cidade é Smoke Free – você não pode umar em locais públicos! E também não é permitido  distribuição de sacolas plásticas: os mercados entregam as compras em sacos de papel ou em sacolas de tnt.
A cidade é dividida em sectors que tem números e não nomes, para facilitar a localização… Sector 1 do lado do sector 2, do lado do sector 3, e assim por diante. Eles todos tem o formato retangular, o que facilita muito para ir de um lugar a outro.  Veja o mapa:
map
Em todos os sector tem todas as facilidades que você possa precisar, para evitar deslocamento desnecessário. Sempre terá um mercado, uma farmácia, um templo, uma escola, etc. no seu sector. Claro, alguns estabelecimentos são maiores outros menores… se você estiver procurando algo especifico pode precisar ir ate um lugar mais longe, mas coisas gerais, você encontra sempre
Agora a parte divertida: a maioria das ruas não tem nome!!! Somente as ruas que fazem o perímetro dos sectors tem nome… Quando você recebe um endereço aqui eh assim: “Sector 18 house number 1097”. Você chega no sector e fica dando voltas ate encontrar o endereço certinho….  E ai é fácil de se perder, porque dentro dos sectors as ruas nem sempre formam o retângulo, você encontra ruas sem saída, e as casas são todas parecidas (lembram o planejamento da cidade… tem varias regras para se construir uma casa, e e elas acabam ficando parecidas). Eh por isso que eu me perdia muito no começo… agora já me acostumei um pouco… com os sectors que eu costumo ir, pelo menos… Se eu for para um lugar novo, mesmo problema de novo! A parte mais engraçada é que eu comprei um mapa da cidade para me perder um pouco menos… E no mapa não tem todas as ruas, tem só as ruas principais!! Pelo menos tem apontado no mapa alguns pontos importantes, que servem como referencia para se achar… mais ou menos….
Curiosidades a parte… A minha cidade é realmente bonita e tranquila… Você não precisa caminhar muito para achar um parque… Em qualquer lugar você encontra um ponto para tomar sol… E estou ate começando a me acostumar com o som de buzinas… é bem frequente sabe? Porque em muitos lugares você não consegue caminhar na calçada…. Assim: quando a cidade foi planejada, não era todo mundo que tinha carros…. por isso as ruas não tem propriamente espaço para estacionar (se você estacionar na rua, impede a passagem de outros carros)…. ai os motoristas estacionam na calçada (a diferença de altura entra a calçada e a rua não é muito grande aqui) e as pessoas caminham na rua…. Então os carros quando estão se aproximando  buzinam para chamar a atenção, para a pessoas ficar bem no canto da rua….
Deixa eu repetir uma coisa… é diferente? Sim! Estranhei no começo? Sim! é ruim? NÃO!!!!! é diferente, e em nenhum momento eu reclamo… Posso dizer que já amo esta nova cidade e as pessoas daqui!
Responses

  1. Ola Gisele, adorei saber sobre sua cidade, na verdade meu interesse é porque conheci um rapaz ai da sua cidade, estamos nos conhecendo e nos falamos todos os dias pela internet, tenho várias informações da India, seus costumes e suas tradições, mais estou vendo q a cidade é bem desenvolvida se comparada as outras ai da India, por favor se vc puder me dar mais informações, pois nós brasileiros somos curiosos e fico meio sem graça de perguntar muita coisas pra ele.

    • Oi Cris!
      A cidade eh otima sim, eu amo!!! Ela nao eh um inferno que enm Delhi, mas tem tudo que se precisa!!! Realmente tem umas outras cidades que sao meio precarias…
      Mas, guria, tenho que te dizer uma coisa: te cuida com os homens daqui… Nao da para confiar muito nao!
      E sempre que quiser perguntar alguma coisa, pode falar comigo, sem problemas!!! Fico feliz em ajudar, se eu puder, claro!

  2. Oi Gisele q bom q respondeu!!!realmente me ajuda muito!!!Tenho outro amigos indianos, mas esse em especial mora ai na sua cidade. ME diga porque não confiar muito, em q sentido, pode ser clara. Ele tem 22 anos, diz trabalhar na empresa do pai, tbm está no meu site de relacionamentos ORKUT. Mais sei q a distancia atrapalha muito e cultura nem se fala, por isso não levo muito a sério, mais nos falamos todos os dias..ele me parece muito amavel e carinhoso. Esse negócio de casamento arrumado é assim mesmo. São mais espertos q os cariocas?kkk. Beijos e adorei conhece-la. se tiver ORKUT meu end é crisxoliver@click21.com.br

  3. resovi visitar oa cidade de Chandigarh enariana,india fiquei encantada com o que vi,muito linda cidade e cultura!diferente do Brasil .aprendi um pouqueinho de traduçao pois falo apenas portugues,gostaria de conhecer chandigarh ariana,em india .fiz tambem um album de fotos que pode saber,e ver como è a cidade e fiz ate amigos pelo orkut muito bom…mas eu nao tenho condiçoes de viajar p/ india situaçao financeira.enteo…vai fica so com o album .QUE TEM NOME VOU PARA INDIA!!!BUSCAR RAHULL.RRRRRKISSES MY LOVE.


Deixe um comentário

Categorias

