Publicado por: giselepelisoli | 15/04/2009

Chegando na India

Mas não eh que no fim tudo deu certo??? Dia primeiro de Abril saiu meu visto (nao foi trote) e dia 2 peguei meu voo: Índia, at last!!!!!!
Cheguei em no aeroporto de Delhi a 1h da manha de Sabado, 4 de Abril. Foram quase dois dias de voo, sem dormir direito…. Cheguei completamente atordoada…. Mas consegui chegar em segurança ao meu destino final: Chandigarh. Logo que cheguei, me buscaram na rodoviária da cidade, me mostraram alguns lugares (que honestamente não me lembro muito bem) e me levaram na reunião geral da aiesec… Conheci mais de 100 pessoas (que honestamente não conseguiria lembrar os nomes nem que eu me esforcasse muito!) e todo mundo parecia muito feliz de me ver por la… Foram algumas horas escutando hindi (só de vez em quando eles lembravam de falar inglês) e sairam direto para uma festa de despedida. A trainee da Ucrânia estava indo embora… Ta, mas eu estou contando a historia rápido de mais…. vamos falar sobre as minhas primeiras impressões…
 
TRUQUES
Pois e… Bem antes de eu vir para ca estavam me avisando: “Cuidado, as pessoas sempre tentam enganar os estrangeiros!”. Bom, eu já fui esperando isso e pensei “Isso não vai acontecer comigo!” Certo? ERRADO! Comecou ja no aeroporto. Logo que passei pela imigracao, procurei um telefone para avisar o meu contato daqui que eu tinha chegado bem. Ele me disse que eu devia pegar 1 ônibus que saia do aeroporto de manha cedo, e ele me buscaria na rodoviária de chandigarh. Ok, eu tinha um plano… esperar no aeroporto ate o horário do ônibus… Mas o carinha que cuidava o telefone me disse
“tem um onibus saindo agora!”
Ele chamou um dos policiais do aeroporto, falou alguma coisa em hindi e disse para eu segui-lo. Daí ele me diz…
“como vc esta com muita bagagem, eh melhor pegar um taxi ate o ônibus. E perto, não vai ser caro.”
Ok…. enato eu entro no taxi, o motorista dirige um pouco e tenta falar comigo em 1 inglês com o sotaque indiano mais terrível que vocês possam imaginar:
“Não tem nenhum ônibus saindo agora da rodoviária. Eh muito perigoso uma mulher ficar sozinha essa hora. Eu posso te levar direto para chandigarh, não custa muito.”
Quanto?, eu pergunto
“100 dólares”
Gente, se eu pegasse 1 voo de delhi para chandigarh, o que seria mais rápido e confortável, custaria 60 dólares!!! Ja viram a merda que esta acontecendo ne? Eu disse isso para ele, enato ele disse que era melhor eu ir para 1 hotel. Eu disse que queria voltar para o aeroporto, mas nao teve jeito… o cara me levou para 1 hotel. Ta… pensei, já era, não posso fazer mais nada…. Como não sabia o preço de hotéis, aceitei o que o gerente do lugar falou…. 2000 rupias, mais ou menos 40 dólares…. Preciso dizer que mais tarde me contaram que um bom hotel deveria custar 600 rupias??? Anyway…. fiquei no hotel por umas 2 ou 3 horas e peguei o ônibus para chandigarh. A partir daih, os problemas acabaram…. por enquanto, pelo menos!
 
PESSOAS
Eu estou sendo muito bem tratada pelas pessoas aqui!!! Saindo do circulo de pessoas que teriam interesse de ‘extrair dinheiro’ do estrangeiro, que na cabeca deles e sempre rico, as pessoas sao muito amaveis. Serio, todo mundo que me apresentam quer ser meu amigo, me convida para ir jantar na casa deles…. Posso ate dizer que sao mais hospitaleiros que no Brasil… Mas ja me disseram para tomar cuidado, especialmente se o convite vier de rapazes… Anyway, as primeiras pessoas que eu conheci sao da aiesec. Gente jovem, divertida… me fizeram eu me sentir em casa…. A unica coisa que foi mais diferente eh a hora de cumprimentar. Eles apertam as maos…. amigos apertando a mao, voces ja pensaram isso? Aqui o aperto de mao nao tem aquele carater formal que tem no Brasil. E eu com aquela gana de abracar todo mundo!!! nao se preocupem, eu me controlei! Mas me disseram que as meninas eu posso abracar…. Que assim seja!
Mas as pessoas que eu tenho andada mesmo sao os outros trainees que estao aqui. Os aiesecers estao em epoca de prova, entao eles nao estao saindo muito. Mesmo nao saindo, o meu buddy (pessoa da aiesec responsavel por me ‘cuidar’ durante o periodo de adaptacao) me liga todos os dias para saber se eu estou bem ou se eu preciso de alguma coisa. E sempre me diz que se eu precisar de alguma coisa, eh so ligar que ele da um jeito de me ajudar. Isso e um cuidado que faz diferenca sabe? Por que eu sei que ele ajuda mesmo… ja precisei ligar…. Imagina a situacao: ele atende o telefone e so escuta “Gurin, eu me perdi!” E ele foi me buscar…. nao sei como, porque nem eu sabia onde eu tava!
Bom, no momento estamos com uns 12 trainees, sem me incluir. Talvez seja mais, eu sei que nao conheci todo mundo…. Anyway, perto da casa  que eu estou morando (sozinha por enquanto. No final do mes vai chegar uma menina das Filipinas que vai morar comigo) tem uma casa que mora 5 trainees, e eu vou visitar quase todos os dias. Tem uma menina da Alemanha, uma da Polonia, uma da Finlandia, uma da Russia e um menino da Guatemala. Eu conheco eles somente a uma semana, mas ja nos damos bem…. Acho que no exterior as pessoas de fora se agregam mais…
 
TRANSITO
O transito eh meio muito caotico!!! Tirando o fato de ser mao direita, que ja faz eu ficar bem perdida (olhando para o lado errado na hora de atravessar), todo mundo dirige ‘costurando’ e bozinando o tempo todo! Eu comentei isso com algumas pessoas… uma pessoa me disse “se voce nao bozinar, voce perde seu carro” e outra pessoa me disse “nos estamos fazendo musica!” Para mim o barulho acaba sendo muito estressante…. Eu ainda nao consegui sentir aquela sensacao ‘zen’ que associam com a India. Anyway… outra coisa interessante que voce ve no transito sao os rickshaws (movido por bicileta) e os auto-rickshaws (movidos a motor, mas bem menos que 1 carro)… Voces nao tem ideia da quantidade de pessoas que eles colocam dentro ou em cima dessas coisas! Eu mesmo ja fiz uma dessas… hehehe Um dia os trainees decidiram ir no cinema… pegamos um auto-rickshaw…. Seis pessoas em 1! Para sentar confortavelmente, deveria ser duas pessoas, no maximo tres dentro do veiculo, e nos fomos em 6! Afinal, temos que viver a diversidade, certo?
E a historia das vacas, gente… Pois eh, existe!!! mas Ate agora, so vi uma vez vaca atravessando a rua, mas nao chegou a parar o transito…. E os indianos me disseram que respeitam as vacas atravessando, mas que tambem acham isso um saco!
 
MULHER ESTRANGEIRA
Sabe, eu nao sou nem um pouco parecida com o biotipo dos indianos… Isso quer dizer que em qualquer lugar que eu va, as pessoas estao me encarando. Eu ate entendo, eh uma coisa diferente do que eles costumam ver… mas incomoda. Tanto homens quanto mulheres ficam olhando, mas os homens mais que as mulheres. Eles ainda por cima ficam gritando coisas que eu ainda nao entendo… E por isso que sempre dizem que as mulheres nao devem andar sozinhas na rua. Eu ignoro e continuo andando… mas fica aquele sentimento ruim…. estou evitando andar sozinha, e perdendo um pouco a liberdade que eu tanto prezava…
Mas se a companhia que voce tem tambem e uma mulher estrangeira (as trainees que eu visito bastante tem todas o biotipo europeu), os olhares redobram… E as pessoas a cada esquina puxam seus telefones celulares… para tirar fotos! Acabo me sentindo meio celebridade por aqui…
 
HIGIENE
Pois eh, minha gente…. A India eh um lugar muito sujo!!! No caminho que eu peguei de onibus eu vi muito lixo no chao, pilhas e pilhas. E quando cheguei na minha cidade, que em todos lugares que eu li a respeito dizia que era uma das mais organizadas e limpas… vi tambem mt lixo no chao….  Sabem aquela coisinha muito importante que chamamos de lixeira? Voce nao encontra na rua!!! So vi em alguns parques que eram pontos turisticos. E o pessoal joga no cao mesmo, nao se importa. Joga lixo tambem pela janela dos carros… e acham que esta tudo bem!
Aqui tambem eh um lugar muito poluido… Deixa eu dar alguns exemplos…  Voce sai na rua, vai no mercado e volta para casa, voce enxerga as suas maos cinzas. E sabem quando no final do dia  voces passam as maos no rosto e sentem uma oleosidade na pele? E transparente ne? Aqui a oleosidade da pele esta preta no final do dia! Dai tudo que voce quer eh um bom banho!!! Mas adivinha? A cidade esta com falta dagua, entao voce tem que enxer um balde e tomar banho com essa agua, com um caneco para ajudar….
Quanto a usar o banheiro. Alguns de voces ja devem ter ouvido falar…. Eles nao usam papel higienico!!! Depois de usar o banheiro voce deve se limpar com agua (em geral os banheiros tem um chuveirinho perto do vaso) e se secar com sua propria toalhinha… Eu preciso dizer para voces que eu trouxe muitos rolos de papel higienico para ca??? Mas eu nao devia… eles tem aqui para vender, por causa de hoteis e pontos turisticos…. Porque vem bastante turista para ca, e eles querem trata-los bem.
 
POBREZA
Tem muita gente pobre por aqui…. Provavelmente mais pobre que no Brasil…. No caminho que o onibus fez para me trazer para Chandigarh eu pude ver na beira da estrada pequenas vilas… As casas nao eram em de madeira como as nossas, eram tendas de lona. E o caminho continuou… Chegando na cidade voce encontra muitos pedintes… e eles sao muito insistentes, especiamente as criancas. Gente eh de cortar o coracao… Voce enxerga essas criancas tristes na rua, e quando elas te veem, abrem um sorriso ernorme e vem correndo pedir dinheiro (eles acham qua vao ganhar muito dinheiro, por ser alguem de fora). Ja me disseram que eu nao devo dar nada (a mesma historia do Brasil: se vc der dinheiro, eles nunca vao querer sair das ruas). Dai eu digo que nao e continuo caminhando e eles seguem do lado, continuam pedindo… Dai se abaixam e tocam no meu pe (sinal de respeito) e continuam seguindo e pedindo… Em geram eu acabo dando biscoitos que carrego na bolsa.
Responses

  1. Gii!
    Muito interessante ler isso sobre a tua experiência!
    Vendo essas coisas que eu penso como a Alemanha é tão parecida com o Brasil.. 😉
    Espero que tu nao perca a vontade de escrever (como eu, hehe), vou ler sempre por aqui!
    Oh, e se quiser aprender hindi, o bab.la já tem um site todinho em hindi (http://hi.bab.la/) e deve lançar o dicionário hindi-ingles mês que vem!!
    Quanto tempo tu fica por ai???
    To looouca pra ver fotos!!!!!
    Beijos

  2. Giiii! Você é muito corajosa. Parabéns por esta pela experiência de vida na Índia. Todos nós precisamos viver pelo menos 1 dia para agradecer o que temos em nosso país, apesar dos problemas.

    Coloca fotos e manda notícias! Beijãooooooo!

  3. Meu anjo…
    NADA DE ACEITAR CONVITE DE HOMENS!!!! =P

    ehehehehehe

    linda estou com saudades de ti, mas feliz por saber que estas bem e gostando das pessoas que estão em teu convívio….

    e que bom q tem algm pra te busca quando tu te perde hehehehhe imagino q seja facil por ai, ainda mais que não tem como se guiar pelo sentido dos carros heehehh

    BEIJOS!!!

    TE AMO!!! TE AMO!!!!

  4. Gi querida
    Ótimo saber como você esta!
    Certamente no começo tu estranha os contrastes, mas vai descobrindo particularidades interessantes.
    Te cuida com estes indianos ai… Ainda mais porque são bem feinhos, e não devem ser muito limpinhos a julgar pelo tópico ‘higiene’…heheh
    Espero por fotos, principalmente da arquitetura Le Corbusier !
    Bisous

  5. Oii Gi!!!

    Mas que aventura hein, que bom que vc está sendo bem “hospedada” aí…

    continua mandando notícias…

    bjaooo

  6. Olá Gisele..
    O Rodrigo me passou seu blog… ADOREI saber como está sendo o “seu caminho” na ìndia..risos

    Linda.. fico bem feliz com sua experiência…

    Dedico a mensagem seguinte a você, desejando sucesso em sua caminhada:

    “VIAJAR é uma jornada àquela famosa zona subjetiva, a imaginação, e o que o viajante traz de volta é – e deve ser – um composto inefável dele mesmo e do lugar, o que realmente está lá e o que está apenas nele.”
    (Extraído do ensaio Why we travel, de Pico Iyer)

  7. Gí, eu lí seu relato e fiquei impressionada!!! Prq eu estou pretendendo ir a India em Outubro para a cidade de Hyderabad,eu conheço um rapaz lá,mas vc disse que não podemos aceitar convites de rapazes…como assim???? Eu conhecí um rapaz dessa cidade e ele me convidou a ir visitá-lo…eu vou ficar em um hotel,é muito caro? me ajude por favor!!!!!!

    • Santinha do cé, te liga menina!!!!
      Aqui na Índia a cultura é tri fechada, principalmente em relação ao relacionamento home/mulher. É claro que o cara vai te convidar par aficar na casa dele! O estereótipo que eles temde estrangeira é de puta mesmo! Eles interpretam mt mal o nosso jeito de falar com todo mundo, e principalmente a nossa liberdade, de sair de noite, de beber, de aceitar algum tipo de contato antes do casamento (mesmo que seja só beijo!)
      Não sei dessa cidade que vc vai, para ser honesta não ouvi falar, mas posso dizer com propriedade que isso que eu escrevi em cima que é geral na Índia todo.
      Se quiser vir para Índia, vem,o lugar é ótimo, as pessoas em geral são boas, mas meu bem, vai por mim, fica em hotel! Dependendo do que voce estiver procurnado em hotel vai o preço… varia de 300 a 5000 rupias a diaria… mas esse 5000 já é coisa super de luxo. 1 real da em torno de 25 rupias, então, não pesa tanto assim no orçamento…
      assim, se precisar de alguma coisa, entra em contato!
      bjs!

  8. Nossa ,Gisele li seu artigo com relação á sua experiência ai na India!!Gostei muito,mas fiquei intrigada com uma coisa!!!o fator dos homens indianos nos verem como uma …..vc sabe né????è esse tipo de mulher que ele nos veêm????Fico triste pois conheci um rapaz indiano em as vezes conversamos só o necessario como amigos msm sabe .pois sou casada!!!!!!Será que devo continuar essa amizade depois de tudo que vc nos passou????Aguardo resposta!!!!!Daniela.

  9. Boa Noite !Meu noe e Monica e eu passei horas pesquisando na internet sem muito sucesso (como viajar pra India) e meu local de destino seria Chandigarh, o que acontece que tenho uns amigos e eu gostaria de visitalos,vc podderia me ajudar?

    • Oi mônica!
      posso te ajudar sim. O caminho mais facil seria comprar uma passagem direto para Chandigarh, que tem aeroporto. Essa é a versão fácil, mas é beeem cara. Se voce se sentir segura em viajar sozinha, recomendo descer em Delhi e pegar um onibus para Chandigarh. A empresa Indo canadian tem um roteiro que sai do aeroporto de delhi e leva pra chandigarg. É um onibus equivalente a um “semi-leito” dos nossos, tem apenas algumas paradas antes de Chandigarh. É uma viagem tranquila assim.

  10. Meu nome e Monica preciso viajar para visitar alguns amigos que por sinal sao de chandigarh.voce poderia me ajudar?


Deixe um comentário

Categorias

