Publicado por: giselepelisoli | 30/11/2009

Casamento

Não se preocupem, não é o meu!!! Esses dias estávamos discutindo sobre casamento na minha escola, porque é a época dos casórios aqui…. assim como em Maio tem muito casamento no Brasil, agora tem muito casamento acontecendo aqui… Tenho 3 convites só nesse mês. Me falaram que é por causa do clima, que agora está frio, então eles gostam mais (vê se pode!)

Aqui a cultura em relação aos casamentos é bem diferente… só para começar vocês já devem ter ouvido falar que aqui ainda rola os casamentos arranjados certo? E a data normalmente é estranha… raramente é no fim de semana, porque é escolhida de acordo com os horóscopos… O casal faz um estudo astrológico, e a data e a hora em que os mapas se cruzam é escolhida para a cerimônia.

A cerimônia, por sinal, é coisa de outro mundo para nós! Outra religião, logo sai todo um outro ritual… Já fui em 3 casamentos hindus e um casamento sikh. Os dois é tem são muito parecidos… vou começar com o hindu, e depois só vou colocar as diferenças que o sikh tem.

O casamento hindu dura dois dias, mas uma semana antes já se faz alguns rituais em casa, separadamente. Honestamente não sei dizer muito sobre isso, me falaram que tem vários poojas (rituais de respeito que em geral cultuam algum deus); mas sei que na véspera do primeiro dia, a noiva faz seu Mehendi, nos dois braços e nos dois pés.

 

Mehendi de uma noiva

No primeiro dia do casamento acontece o Ring Cerimony, que seria uma espécie de noivado. Passa-se uma tarde inteira a família da noiva dando presentes para a família do noivo. Os presentes vão desde doces até jóias… Quando finalmente a família do noivo aceita tudo, as mulheres dessa família se aproximam da noiva e podem mudar o que quiserem na aparência dela (porque oficialmente, ela vai pertencer a eles, certo?) No casamento que eu fui elas pegaram leve… passaram só batom e colocaram pulseiras.

 

Colocando pulseiras...

Depois disso, o noivo e todos os seus convidados vão embora e acontece o Ladies’ Sangeet. É a despedida de solteira da noiva. Não no sentido que nós conhecemos: é simplesmente uma festa que reúne a família e amigos da noiva. Porquê? Bom, vamos lembrar que nós estamos na Índia e aqui a noiva se muda para a casa do marido depois do casamento, e isso pode inclusive ser em outro canto do país…. pode ser o último contato em muito tempo com todos que ela conhece…

Dia seguinte, tem o casamento propriamente. Em geral, os casamentos são em jardins grandes, com a estrutura montada para festa.

 

Salão

Os convidados vão chegando, e um tempo depois chega o noivo. Quando ele chega, tem uma cerimônia em que ele deve convencer as irmãs da noiva a deixar ele entrar. Ele entrega dinheiro e quando elas decidem que é suficiente, elas dão doce para ele. Ele corta uma fita vermelha e entra.

 

.

A irmã concordou e deu doce...

Um tempo depois, a noiva chega. Ela entra acompanhada da família toda, e os irmãos seguram um pano no topo (não faço idéia da razão…)

 

Noiva chegando na festa

Os dois sobrem em uma espécie de palco montado e fazem a cerimônia de troca de colares (aqui não se troca anel, se troca colar…)

 

Trocando colares....

Essa é a cerimônia que todo mundo fica para ver…. depois disso tem janta (ou almoço, depende da hora que for), fotos com o casal e musica para dançar…

 

Um dia eu ainda aprendo a dançar assim....

Mas o casamento propriamente dito acontece bem depois na festa, em horários estranhos, e só a família tem saco para ficar, porque você espera horrores para acontecer e depois que começa dura duas horas. O sacerdote hindu começa com umas cantorias, tem poojas, os noivos comem uns negócios e depois eles caminham em volta da fogueira 7 vezes, representando o comprometimento de permanecer juntos por 7 vidas…

 

A cerimônia de verdade...

E depois disso tudo, eles estão casados de verdade…..

Agora, a diferença do casamento sikh: a cerimônia acontece na gurudwara (templo deles) e não na recepção, e são quatro voltas em vez de 7….

 

Casamento Sikh

E era isso que eu tinha para contar sobre casamentos…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: